domingo, 22 de outubro de 2017

Alagoas Pernambuco

Parte 2

A programação da viagem foi pensando em conhecer todo o litoral do Estado de Alagoas e parte do Litoral do Estado de Pernambuco, mais precisamente até a cidade de Maria Farinha.

O início foi por Alagoas, com a programação de três bases, Maceió, São Miguel dos Milagres e Recife.

De Maceió, o acesso ao litoral sul pela rodovia AL 101, em bom estado de conservação. Saindo de Maceió o primeiro município é Marechal Deodoro, onde se localiza a famosa praia do Francês que eu teimo em não conhecer. Marechal Deodoro também é famosa pelo seu mais famoso personagem, Odorico Paraguaçu- conta a lenda que o Odorico construiu um pequeno cemitério na cidade e por ironia acaba sendo sepultado muito longe da cidade, junto as falésias. Famoso também o próprio Marechal Deodoro que por coincidência é irmão de Floriano Peixoto, se não me engano o segundo presidente da Republica do Brasil.

Todo o litoral sul de Alagoas possui praias com as mesmas características, pequenos povoados, muitos coqueiros, rios, diversos manguezais muito bem preservados nas comunidades menores, alguns trechos com muitas falésias e o mar sempre a presença das grandes barreiras de recifes. Praias desertas, águas com temperatura inacreditável mornas seja pela manhã, a tarde e mesmo a noite. Praias que compõem o litoral sul, além das já citadas, Jequiá, Dunas de Marapé, Jacarecica do Sul, Praia de Pituba, Lagoa Azeda, a famosa praia do Gunga e a Barra de São Miguel.







Praia do Gunga ainda no litoral sul, é muito famosa e entre disputas de posses, a praia foi aberta para visitantes. Toda a região é uma grande fazenda de plantação de coqueiros.

Foi criada na Praia uma grande estrutura para receber os visitantes. Para turista de shopping, aquela estrutura até pode ser interessante, mas eu sou critico e achei que o homem teima em querer estragar a natureza. Em certo momento no caminho das falésias, o trajeto mais parece uma cena do filme Mad Max, todos aqueles triciclos, caminhonetes, buggys, cheio de turistas gritando como se fossem tarzan ou janes. Enfim, é assim, cada um é cada um.



Agora saindo desta estrutura e com disposição para uma bela caminhada, a praia do Gunga é muito bonita, suas falésias são lindas. Particularmente fui caminhando desde o primeiro acesso até as falésias, são pelo menos 1 hora e meia de caminhada, mas a paisagem é deslumbrante, a praia é deserta, no trajeto caiu uma chuva fina e gostosa. Já nas falésias a paisagem surpreende.

Falésias Praia do Gunga










Um comentário: